Sobragen

JA slide show

Boletim Eletrônico - 18° Edição - Novembro/2016

Sobragen: 20 ANOS de História
CAPÍTULO 1º. - A IDEALIZAÇÃO

Maria Antonia Faro de Andrade nasceu em 19 de março de 1945, em Aracaju, Sergipe. Lendo um artigo na revista Seleções sobre enfermagem apaixonou-se pela profissão que amou ate 2013, quando faleceu.

Em 1967 mudou-se para Santos, assim que terminou a faculdade na Bahia, e e fez  Habilitação em Saúde Pública na Escola de Enfermagem da USP.

Seu primeiro trabalho foi na Santa Casa de Santos, em 1968,  e assumiu ate 1971,  a convite do diretor Clinico da Santa Casa de S Vicente a chefia do Serviço de Enfermagem, onde  Chamada pela divisão Regional de Saúde do Litoral, após aprovação em concurso, como enfermeira inspetora da região, teve a oportunidade de visitar todos os Centros de Saúde do litoral de S Paulo.

Em 1973 mudou-se para São Paulo e função da maternidade ausentou-se da profissão por 7 anos. Retornou ao trabalho como chefe de enfermagem do Hospital N S de Lourdes, onde começou a entender melhor o gerenciamento de enfermagem. Onde conheceu Raquel, a Paulina e várias outras colegas, inclusive a Maria do Carmo Querido Avelar, que depois seria a grande mentora de trabalhos científicos na Santa Casa.  Após 9 anos depois de um estágio na Flórida, foi selecionada para ser a gerente de enfermagem da Santa Casa de S Paulo. Considerou o período na S Casa dos mais importantes para o meu desenvolvimento profissional,   enfrentrando o desafio de conduzir a enfermagem deste hospital para fora de seus muros e transformar o cuidado de enfermagem em um cuidado mais profissional e humano. Muitos trabalhos foram apresentados para congressos com produções científicas. Foi onde aprendeu a enfrentar o público para falar sobre sua  profissão.  Começou a dar aulas na Universidade ABC e fez mestrado em Administração e depois em Hospitalidade.

Ainda na Santa Casa estava com um colega de trabalho, o Carlos Canhada, em um congresso de Centro Cirúrgico, organizado pela SOBECC; foi neste momento que percebeu que deveria ter uma sociedade voltada para a gestão de enfermagem. Convidou a colega Ruth Leifert, que participou da primeira reunião para criar a Sobragen e posteriormente assumiu o cargo de Conselheira diretora do COREN-SP.

Então em 16 de março de 1996, houve a reunião de Fundação da SOBRAGEN.  Maria Antonia,  lembravasse com orgulho de convidar  Maria D’Inocenzzo, Laís Ramos, Lore Cecília Marques, todo o  pessoal da Administração da USP e várias outras colegas; uma delas indicou a Maria Lúcia Cardoso, gerente na ocasião da Pro Matre.  Também participavam desse grupo Ana Maria Campo Alves da Cunha,  Adilson, coordenador da faculdade de enfermagem do S Camilo na época e muitos colegas da Santa Casa, entre elas a Juice, e a grande amiga Hermelinda e  Cláudia Possari. Todas elas foram o grande esteio na organização da Sobragen.  Este grande dia da instalação oficial da Sociedade foi um dos mais felizes para Maria Antonia. Havia muitos colegas presentes: o Sergio Luz, a M José Schmidt, a Taka, a Norma, várias colegas da USP, UNIFESP, enfim, a “nata” da comunidade dos enfermeiros paulistas. Maria Antonia sempre acreditou,  que a sociedade surgiu para inovar a Gestão de Enfermagem, quebrar paradigmas e ajudar aos colegas que queiram aprender cada vez mais sobre a arte de gerenciar.

A  Sobragen foi como seu terceiro filho, que ficou independente e pôde caminhar e decidir sua vida sem sua proteção.

Seu grande sonho com a SOBRAGEN, foi lutar   para que enfermeiro ocupasse o seu lugar na sociedade com autonomia e prestígio a que tem direito.


 

Fique por dentro
SOBRAGEN REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM

Como um objetivo estratégico, a Diretoria da SOBRAGEN elaborou uma agenda de encontros para capacitar os enfermeiros para assumir completamente seu papel. Sabemos que o enfermeiro deve atuar em 5 esferas: na assistência, na educação, na pesquisa, na gestão e na articulação política; e, em todas a competência gerencial torna-se o eixo estruturante para que o enfermeiro desenvolva sua identidade.


O curso de capacitação realizado nos dias 27 e 28 de junho teve uma adesão de 112 enfermeiros de 31 cidades diferentes, o que mostra a efetiva busca pelo enfermeiro em capacitar-se para alcançar melhores resultados na sua prática. “Gerenciar é uma arte que envolve pessoas, recursos, estratégia e mercado, portanto, como as pessoas mudam, os recursos mudam, a estratégia das empresas muda e o mercado muda mais rapidamente ainda, estar constantemente atualizado é importantíssimo para o enfermeiro atuar nas 5 dimensões de sua prática”, diz Dra. Martha Augusto, Presidente da SOBRAGEN.


O evento contou com 8 temas relevantes para a Enfermagem atual. Palestrantes de renome e com vivência na área de suas apresentações palestraram de maneira interativa e exemplificaram como o cotidiano do enfermeiro pode melhorar por meio de uma reflexão conjunta dos desafios que emergem. Grande parte dos temas foram voltados ao contexto da gestão de pessoas, como Liderança, Retenção e Educação de Talentos e Gestão de Conflitos, por serem as pessoas o foco mais importante a ser fortalecido na gestão, para que a atividade-fim de um gestor seja alcançada: o alcance de resultados estratégicos e efetivos. Ainda, o tema custos foi desenvolvidos em 2 palestras, por ser uma exigência constante no mercado a proposta de novas formas de atuação e atenção efetivas, que sejam custo-efetivas e apresentem custo-benefício. Foram discutidas estratégias práticas para que o enfermeiro possa demonstrar que a Enfermagem impacta de maneira contundente na redução dos gastos no contexto da saúde, sendo, portanto, um profissional estratégico (e que deve estar preparado para ser gestor, em qualquer dimensão da prática). Por fim, uma palestra sobre Disclosure foi apresentada, para o debate efetivo de um dos temas mais desafiadores do momento no contexto clínico.


Assim, de maneira brilhante e com um público satisfeito o curso se encerrou, após 2 intensos dias. A SOBRAGEN continuará a ofertar encontros para debater a prática gerencial.


Para receber a SOBRAGEN em sua cidade ou empresa, contate-nos pelo (11)  5081-7718, que formularemos um programa para melhor atender a demanda de sua região ou empresa. Lembrando que gestão é alcançar resultados, sejam clínicos, gerenciais, de pesquisa, educacionais ou políticos.

 

E, a SOBRAGEN está de portas abertas a todos os enfermeiros que, assim como os XX participantes do CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM EM SÃO PAULO, queiram ter uma identidade mais sólida, uma prática mais eficaz e uma Sociedade para chamar de sua.

 

 

Seja Bem Vindo

A SOBRAGEN é uma Sociedade civil, de direito privado, de caráter científico e cultural, sem quaisquer fins lucrativos.

Tem como finalidades congregar enfermeiros interessados e/ou envolvidos no gerenciamento da assistência, do ensino e da pesquisa em enfermagem. Promover cursos e outros eventos, publicações, visando o desenvolvimento profissional da área. Conceder o título de Especialista em Gerenciamento de Enfermagem, bem como proceder à revalidação periódica.

REDE SOCIAL

Boletim - Edição Atual

Boletim Sobragem
18ª Edição

Saiba mais

Interatividade

YOU ARE HERE: Home Boletim Eletrônico Minha História

Novidades em destaque

Fale Conosco

Secretaria Executiva Sobragen
Expansão Eventos
Tel: 11 - 5081 7718
Fax: 11 - 5081 7718
Email: expansaoeventos@expansaoeventos.com.br